Hoje em dia, é cada vez mais comum que empreendedores individuais, microempresários, freelancers, consultores e representantes comerciais trabalhem em casa sob o sistema de “Home Office”. Uma vez que praticamente todas as pendências podem ser resolvidas por e-mail, telefone, Skype ou até mesmo WhatsApp, trabalhar no conforto da própria casa é perfeito do ponto de vista do custo (principalmente no início), pois o profissional normalmente não possui ganho suficiente para locar, por exemplo, o seu próprio escritório.
Em casa, é natural que, embora o trabalhador gaste um pouco mais com as contas básicas (como energia, água e internet, por exemplo), mesmo assim o volume de gastos ainda é irrisório perto do que deveria ser deslocado para o aluguel ou para a compra efetiva de um espaço comercial. Com o orçamento não comprometido e com as facilidades contra trânsito e/ou transporte público, trabalhar longe do ambiente comercial tem sido uma escolha por parte de muitos chefes e colaboradores.
Um dos dados que baseia esta prática pode ser representado por uma pesquisa feita para o Dia Mundial Sem Carro, em 2016, onde foi apontado que o tempo médio em que o paulistano se desloca no trânsito beira a casa das três horas em todos os dias. Se elevarmos a proporção deste índice para 12 meses, o volume de tempo perdido no trânsito chega a 45 dias ao ano. É justamente por este valor que muitas pessoas e profissionais chegam a pensar: o que você é possível fazer com 3h a mais todos os dias? A resposta é simples: economia. De tempo e dinheiro.
O outro lado
Embora as saídas do Home Office também devam ser levadas em consideração (principalmente para o agendamento de uma ou outra reunião), encontros presenciais com clientes, por exemplo, são extremamente mais pontuais e adaptáveis quando em relação ao praticado no meio comercial em moldes tradicionais. Além disso, é possível agendar o encontro para lugares como restaurantes, cafés, lanchonetes ou, se o clima permitir, até mesmo bares podem ser o plano de fundo dos bate-papos.
Por fim, também é necessário se atentar para as distrações corriqueiras em se trabalhar em casa. Dos cachorros aos filhos, passando pela esposa ou esposo e chegando-se até os vizinhos, é comum que, se não estiver 100% focado, você desvie a sua atenção para o desnecessário e deixe de cumprir com suas obrigações profissionais.
Como alternativa, trabalhar em um coworking próximo a sua residência pode ser a solução para os seus problemas, já que é possível unir, em uma só prática, um local que consiga ir pé e, ao mesmo tempo, ter o foco necessário para desempenhar suas funções.